Sexta-feira
18 de Outubro de 2019 - 

Controle de Processos

Insira seu usuário e senha para acesso ao software jurídico
Usuário
Senha

Notícias

Newsletter

Nome:
Email:

Previsão do tempo

Hoje - Sacramento, MG

Máx
35ºC
Min
23ºC
Poss. de Panc. de Ch

Webmail

Clique no botão abaixo para ser direcionado para nosso ambiente de webmail.

Artigos

Água para todos: “Não deixe ninguém para trás”

 
 
 
“A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos, sendo que, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.”.
 
Com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta  foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, o Dia Mundial da Água - celebrado anualmente no dia 22 de Março. No mesmo ano foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Água, documento que apresenta uma série de sugestões, informações e medidas que servem para orientar a população e os países para a preservação da água.
 
A água é um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência do homem na Terra,  por essa razão em 2010 a ONU reconheceu o direito à água potável e limpa e o direito ao saneamento como essenciais para o pleno gozo da vida e de todos os direitos humanos, ainda tornou-se um dos pilares da saúde pública. Assim, toda pessoa, sem discriminação, tem o direito a ter água suficiente, segura, aceitável, e acessível para uso pessoal e doméstico.
 
Entretanto, e  infelizmente, não estamos preservando e cuidando desse recurso natural, ano após ano aumenta o nível de escassez da água em todo planeta, assim como o aumento do aquecimento global e as alterações climáticas. A poluição tem contribuído para que que a água seja um grande agente transmissor das mais variadas doenças (cólera, disenteria, hepatite infecciosa,…) que geralmente, levam à morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,7 milhão de mortes anuais sejam causadas pelas águas poluídas, a maioria dessas mortes é de crianças, provocada pela diarreia (desidratação), cuja causa decorre da ingestão de coliformes fecais.
 
A escassez e a poluição da água tem sido tema de diversos debates, enquadrando tais questões na busca pelo desenvolvimento sustentável, por isso foi escolhido como tema do Dia Mundial Da Água uma adaptação da promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável:  "Não deixe ninguém para trás”, todo o mundo deve se beneficiar do progresso do desenvolvimento sustentável. Escolhido em razão da água ser um denominador comum dos Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, posto que é direito fundamental - todos bebem, a produção de alimentos e as atividades econômicas dependem dela, entre outras funções.
 
O cuidado e a preservação ajuda a garantir a sustentabilidade ambiental, isto é, atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades, ou seja, reverter a perda de recursos ambientais, proporcionando assim uma vida mais digna e saudável tanto para a geração atual, quanto para a futura.
 
Portanto é imprescindível e deve ser imediata a mudança de comportamento da população, não é mais tolerado o uso abusivo e imoderado da água, deve ser utilizado com consciência e discernimento. Deve-se evitar e, principalmente, combater a poluição e o envenenamento dos rios, lagos, mares oceanos, alterando nosso modo de agir, mudando nossas ações e nossa mentalidade sobre esse bem tão importante.
 
Além do mais, cabe a cada um de nós, cidadãos, bem como à coletividade, as empresas, entidades e ao poder público o dever de defender, preservar e proteger esse recurso tão importante para nossa existência.  
 
A água é o princípio de todas as coisas”. (Tales de Mileto)
 
DÉBORA LUIZA DOS REIS - Advogada especialista em Direito Ambiental.
 
 

Contate-nos

MELO RODRIGUES ADVOCACIA

Rua Ângelo Crema,  159
-  Bela Vista I
 -  Sacramento / MG
-  CEP: 38190-000
+55 (34) 3351-1084+55 (34) 9.8809-6681
© 2019 Todos os direitos reservados - Certificado e desenvolvido pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia