23/03/2023 -
19h08Desembargadora Kárin Emmerich recebe a Comenda Lyda MonteiroHomenagem foi concedida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais
A desembargadora Kárin Emmerich, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, recebeu, na quarta-feira (22/3), em Belo Horizonte, a Comenda Lyda Monteiro, outorgada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG).
Desembargadora Kárin Emmerich, ao receber a homenagem da CAAMG (Crédito: Divulgação/TJMG)
O nome da comenda homenageia a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lyda Monteiro, que foi vítima, em 1980, de um atentado perpetrado por agentes do Estado que resistiam à possibilidade de o Brasil se tornar uma democracia. Ela morreu ao abrir uma carta-bomba direcionada ao Presidente da OAB/RJ.
"Lyda Monteiro tornou-se não apenas símbolo para a Ordem dos Advogados do Brasil e para o próprio Estado Democrático de Direito, mas para todas nós, mulheres. É um privilégio receber uma comenda com seu nome, que carrega toda sua trajetória, simbolismo e força", afirmou a desembargadora Kárin Emmerich, no discurso de agradecimento pela homenagem recebida.
A desembargadora destacou ainda a grande responsabilidade das mulheres contemporâneas "de preparar para as gerações futuras um mundo mais igualitário". Ela lembrou importantes antecessoras, como Myrthes Gomes de Campos, "oficialmente, a primeira advogada brasileira", a ex-ministra Ellen Gracie, primeira mulher a integrar a Suprema Corte do Brasil e primeira mulher a presidir o STF, e ", e Sylvia Helena de Figueiredo Steiner, "umas das juízas escolhidas para compor os dezoito membros do Tribunal Penal Internacional, instalado em março de 2004.
Comenda homenageia secretária da OAB, morta em 1980 em atentado com uma carta-bomba, no Rio de Janeiro (Crédito: Divulgação/TJMG)
"Somos líderes, educadoras, cuidadoras, médicas, advogadas, juízas e também somos mães, filhas, irmãs, esposas, sogras e amigas. Sim, desempenhamos papéis vitais em todas as esferas da vida. Especialmente hoje, agradeço a comenda Lyda Monteiro, honraria que recebo com muito orgulho e satisfação. Destaco que a história desta mulher me inspira a continuar lutando por um mundo melhor, mais igualitário, no qual todos nós e, em especial, as mulheres possam viver medo, sem discriminação e sem violência. Mais uma vez, meu muito obrigada!", finalizou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial